5 tendências do mercado para profissionais de comunicação

Com o advento tecnológico a comunicação vem passando por constantes mudanças, o que exige cada vez mais dos profissionais desta área. Se você é um comunicador confira essas cinco tendências que separamos para você, e caso você esteja de olho nas  inscrições para o Educa Mais Brasil em 2021 fique por dentro do mercado que você irá fazer parte.

Não basta dominar uma língua, saber se expressar e ter uma boa escrita, outros pontos foram acrescentados no mercado da comunicação.

1- Domine outros idiomas

Não se prenda só ao inglês, o processo de globalização nos cobra o domínio de outros idiomas, pois o mundo está cada vez mais conectado. Dentro desse contexto de mundo globalizado falar inglês não é um diferencial, mas uma exigência, devido a seu uso universalmente. Para que você tenha destaque vá além do inglês, idiomas como o francês, espanhol e chinês podem fazer a diferença no seu currículo. Eles possuem muitos falantes e alguns podem ser utilizado em diversos países como o francês e espanhol, já o chinês é a língua com mais falantes do mundo.

Outras línguas como o alemão e russo também podem te ajudar a ter destaque no mercado de trabalho e quem sabe ter uma carreira internacional.

2- Grande influência do áudio e vídeo

Com o aumento das produções audiovisuais os vídeos estão inclusos nas estratégias de comunicação e marketing das empresas, sem falar do uso dessa ferramenta pelos influenciadores digitais. As redes sociais tendem a gerar mais engajamentos com esse tipo de conteúdo, além de privilegiar as produções audiovisuais, pois muitas redes sociais são compostas por vídeos e imagens.

O áudio ganha cada vez mais espaço, ferramentas como o podcast já são utilizadas por profissionais da comunicação. A consolidação dessa forma de comunicação é real, vivemos em um mundo com um ritmo frenético, e as pessoas  querem ganhar tempo, com o áudio é possível ouvir no trânsito, correndo, ou enquanto faz outras atividades.

3 – Online e offline não estão separados

O que acontece no mundo online ganha repercussão no offline e vice-versa, não há mais separação entre os dois mundos, e por isso é importante pensar em estratégias de comunicação conectadas. O jornal impresso está online, aquele evento que você tanto esperou tem transmissão ao vivo.

4 – Entrelaçamento das áreas da comunicação

As áreas tem se entrelaçado cada vez mais e se tornam mais diversificadas, áreas como marketing, relações públicas e publicidade estão com uma linda cada dia mais tênue.

5 – Procure atualização constante

Com as constantes mudanças é importante se manter atualizado. O mercado está cada dia mais exigente e profissionais que estão por dentro das novas tendências de mercado ganham mais destaque. Nunca deixe de estudar, o profissional de comunicação precisa estar antenado para se manter no mercado.

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *