Além do TCC, estudantes de Direito precisam passar por quais processos seletivos?

Ser um estudante de direito não é algo fácil para ninguém. O desafio já começa no vestibular onde para ingressar em uma universidade é necessário tirar uma excelente nota para sair a frente da concorrência, passando no vestibular os estudantes começam a enfrentar os desafios da faculdade, provas, trabalhos, leituras e por fim o mais temido de todos, o TCC. O trabalho de conclusão de curso deve ser apresentado a uma banca e se ela achar que a apresentação foi boa, relevante e satisfatória o aluno então pode se graduar no curso, porém após isso ainda vão enfrentar o exame da OAB para então começarem a advogar.

Embora muitas pessoas acreditem que o TCC é a avaliação mais importante na graduação de direito muito se enganam, uma das grandes avaliações que os estudantes também vão enfrentar é a avaliação do Enade que acontece todos os anos e a do Enade 2022 já se aproxima.

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ENADE, é uma prova aplicada para todos os estudantes de cursos superiores que tem o objetivo de analisar o aprendizado dos alunos e as instituições de ensino.

Essa avaliação foi criada em 2004 e desde lá vem avaliando muitas instituições de ensino e seus cursos.

Como funciona o ENADE?

A partir da realização das provas pelos alunos os cursos recebem notas e caso o curso avaliado sempre receba notas baixas, instituição de ensino avaliada, deve sanar o problema o quanto antes. Senão, o MEC – Ministério da Educação fecha as portas dessa instituição e ela é impedida de continuar as suas atividades na região.

Esse exame é extremamente serio devido a isso e faz com que a sua realização seja obrigatória a todos os aluno que estão na reta final da graduação e caso eles não façam a prova podem ficar impedidos de concluírem o curso.

Como se inscrever para o ENADE?

Para se inscrever para realizar a prova do ENADE é extremamente simples e rápido, sendo necessário só seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site oficial do ENADE.
  • Ler todas as instruções disponíveis,
  • Fazer o seu login no portal;
  • E depois, preencher todas as informações solicitadas.

Provas ENADE

Os conteúdos são previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação. As provas são compostas por 10 questões. Duas dessas questões são discursivas e oito de múltipla escolha. As questões discursivas avaliam vários aspectos interessantes como:  clareza, coerência, coesão, utilização de vocabulário adequado, entre outros pontos.

Assim é extremamente necessário que não só os estudantes de direito, mas sim todos os estudantes que estão no fim do curso realizem essa avaliação para que seus respectivos cursos e instituições sejam avaliados corretamente.

 

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *