Curso técnico e tecnológico? Entenda as diferenças!

Os cursos técnicos são uma categoria do sistema de ensino adotado no Brasil que tem como objetivo formar pessoas para o mercado de trabalho. Como o nome já diz, é uma formação mais técnica que promove aos alunos um conhecimento da área de interesse de forma mais rápida e prática quando comparada a uma graduação.

Os cursos técnicos podem ser feitos logo após a conclusão do ensino médio ou incluem o ensino médio ao longo da sua duração. Mas todos com o intuito profissionalizante para inserir de forma mais capacitada e rápida as pessoas no mercado de trabalho.

Os cursos tecnológicos surgem com uma proposta parecida, são cursos na modalidade de graduação só que também focados em um ensino de forma mais prática, preparando os alunos para seus específicos mercados de trabalho. São graduações com duração de no máximo 3 anos que possuem sua grade curricular elaborada de acordo com a procura das empresas. Assim como os cursos técnicos os tecnológicos possibilitam que os alunos saiam da graduação prontos para ocuparem cargos e algumas funções já preestabelecidas pelas empresas que também buscam esses profissionais.

A única diferença dos cursos tecnológicos em comparação aos cursos técnicos é que só poderão cursar o tecnólogo pessoas que tenham concluído o ensino médio, já que ele funciona na modalidade de graduação e é necessário a sua conclusão. As pessoas que escolhem essa modalidade geralmente já estão no mercado de trabalho e procuram por oportunidades melhores dentro da sua área de atuação, com o intuito de crescer no cargo.

Como iniciar um curso técnico ou tecnológico?

A escolha de um curso técnico ou tecnológico depende muito da escolha dos futuros alunos e da sua área de interesse. Algumas instituições oferecem um ensino de qualidade e especializado na necessidade do mercado, como é o caso do SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Ele investe em cursos técnicos garantindo vantagens para seus alunos em comparação a outras instituições. Os cursos técnicos SENAC 2021 são oferecidos nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo.

O ensino oferecido pode ser EAD, graduação, pós graduação e outros. A instituição possui seu processo de inscrição e oferece algumas vagas de bolsas de estudos para alunos de baixa renda que tenham o interesse em se profissionalizar. Inscrições para o SENAC estão disponíveis durante todo o ano e inúmeras são as opções de cursos ofertados.

Cursos atuais, profissionalizantes e de qualidade são atualmente uma grande porta para o mercado de trabalho e os técnicos e tecnológicos vem se tornando a escolha de diversas empresas e profissionais.

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *