Governo de SP anuncia retomada gradual das aulas presenciais

Com o passar de mais ou menos 14 meses de pandemia no Brasil algumas atividades começam a voltarem a funcionar de forma presencial ou mista, como é o caso das aulas em alguns estados. O Governo de São Paulo é um desses estados que se prepara para deixar em partes o ensino a distância e voltar para a utilização do caderno do aluno.

No estado de São Paulo as aulas de algumas instituições já voltaram a acontecer de forma presencial a algum tempo e outras instituições começaram a anunciar a retomada. Escolas de ensino fundamental, médio e universidades vem se preparando para a total retomada das aulas presenciais atendendo todos os critérios de segurança higiênico sanitária recomendados pela OMS.

A importância da utilização de máscaras

A transmissão do vírus acontece principalmente devido ao contato de pequenas gotículas que são expelidas pelas pessoas que estão infectadas. Essas pequenas gotículas entram em contato com as vias aéreas e o vírus covid-19 começa a se multiplicar no corpo. Devido a isso a utilização das máscaras é tão importante como medida de proteção, protegendo a pessoa que a usa e as pessoas ao seu redor.

Assim as máscaras funcionam como uma barreira física contra as gotículas que circulam no ar quando alguém tosse, espirra ou até mesmo conversa. Quanto mais pessoas usarem mais controlada será a transmissão, principalmente em locais onde não é possível manter o distanciamento social.

Higienizar as mãos de forma correta

Sempre se foi falado sobre a higienização das mãos de forma correta com campanhas nas escolas e divulgado nos meios de comunicação, mas durante o período de Covid essa recomendação passou a ser feita de forma muito mais intensa. Lavar as mãos se tornou um importante aliado ao combate do Corona vírus já que esse simples ato é capaz de proteger milhares de pessoas.

Utilização de álcool em gel

O uso do álcool em gel passou a ser extremamente recorrente nessa pandemia. Um importante aliado da higienização ele serve de apoio a muitas pessoas que em diversos momentos ficam impossibilitados de lavar as mãos e com o álcool conseguem uma higienização mais pratica e que é bem eficaz.

Distanciamento social

No começo da pandemia e onde o numero da transmissão estava bem descontrolado juntamente com o distanciamento social era pregado que as pessoas ficassem em suas casas saindo apenas se fosse necessário, isso ainda é pregado por muitos, mas com a continuação do vírus e a necessidade da retomada das atividades ficar em casa para algumas pessoas passou a não ser mais possível e com isso, já que não podem ficar em casa, é recomendado que sigam os protocolos de cuidados e mantenham o distanciamento entre pessoas pelo menos 1,5 m de distância.

Assim, algumas coisas do cotidiano vão voltando ao funcionamento “normal”, mas garantem um certo cuidado que é ainda extremamente necessário.

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *