Ministério da Educação pretende implantar várias mudanças no sistema de ensino brasileiro

O Ministério da Educação é o ministério responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação. Todo o sistema educacional do país, da educação infantil até profissional e tecnológica está sob a responsabilidade desse ministério.

Com o novo governo regido pelo atual presidente Jair Bolsonaro foi anunciado algumas mudanças no sistema de ensino brasileiro que começaram a ser trabalhadas no ano de 2019. Segundo divulgado sobre essas mudanças a educação infantil será avaliada por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com a inclusão da educação infantil o Saeb passa a ser o sistema responsável por avaliar todo o percurso regular da educação básica no Brasil.

Essas mudanças anunciadas fazem com que algumas dúvidas surjam para os alunos e seus responsáveis, como é o caso da grande dúvida dos vestibulandos, SISU será diferente em 2022?

Pelo que se é divulgado e informado a população as mudanças não serão drásticas, então, para todos os alunos que irão realizar as inscrições 2022 do SISU, não deve haver preocupações, só continuar seguindo todo o cronograma e ficar atento aos prazos.

O que é o SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Governo Federal que oferece vagas oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o território brasileiro. A seleção dos candidatos para todas as instituições participantes é feita com base no desempenho dos mesmos obtido no Enem.

Como funciona o SISU?

O SISU é um sistema que funciona de forma totalmente online onde os candidatos com melhor classificação são selecionados para se inscreverem nas universidades públicas a partir das notas obtidas na edição mais recente do Enem.

Cada candidato que se inscreva no SISU pode escolher até duas opções de cursos na hora da inscrição e suas respectivas instituições desejadas, é necessário indicar qual será a sua primeira e segunda opção.

Durante todo o período de inscrição as notas de corte são divulgadas, essas notas consistem na nota mínima necessária para ser convocado em uma de suas escolhas e são divulgadas uma vez por dia a partir do segundo dia de SISU.

Como se inscrever no SISU?

Para se inscrever no SISU é super simples. As inscrições são feitas pela internet, na própria página do SISU, e os candidatos não precisam pagar nenhuma taxa. No ano de 2020 o acesso a todo o sistema de inscrição passou a ser realizado com o login do governo federal e todos os participantes devem preencher todos os campos pedidos e finalizada a inscrição é só acompanhar as notas de cortes todos os dias e esperar para ver se será um dos selecionados.

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *