Não passei no SISU, como posso estudar sem gastar uma fortuna?

O Sisu é conhecido como um dos sistemas oficias de distribuição de vagas do Enem, mas a cada ano, esse processo fica mais concorrido.

Por isso, se você não conseguiu uma vaga para a sua graduação através do Sisu, vamos apresentar outros métodos de você cursar a sua formação sem gastar uma fortuna. Veja a seguir:

FIES

O Fies é o maior programa de financiamento estudantil do país e promove bolsas parciais e integrais para que os alunos realizem a sua graduação. Mas afinal, como funciona o FIES 2021?

O programa utiliza a pontuação alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a renda familiar dos candidatos para distribuir as bolsas disponíveis.

Essa inciativa é possível através de uma parceria entre o Governo Federal e as instituições privadas do ensino superior.

Educa Mais Brasil

Apesar do Sisu ser um dos métodos oficias para se ingressar no ensino superior, ele não é o único. Existem outros programas que você pode utilizar para conseguir a sua bolsa, como é o caso do Educa Mais Brasil, que independe, inclusive, da nota do Enem.

As bolsas do Educa Mais Brasil são distribuídas para os estudantes de média e baixa renda que desejam começar uma graduação mas não podem cumprir com todos os gastos mensais. Por isso, não é necessário ter participado do Enem ou ter uma nota alta para conseguir a sua bolsa.

Os descontos são variados e podem chegar a até 70% dependendo da graduação. Para concorrer a uma bolsa, é necessário se inscrever na plataforma oficial do programa e verificar as vagas disponíveis para o seu curso no local que você deseja estudar.

Quero Bolsa

Uma outra opção é a iniciativa privada do Quero Bolsa, voltada principalmente para aqueles estudantes que não podem cumprir com os gastos totais do ensino superior e que ainda não concluíram a primeira graduação em qualquer instituição de ensino.

Os estudantes também não podem estar matriculados em outra instituição com o Quero Bolsa nem ter perdido uma bolsa ofertada pelo mesmo programa. Em compensação, esses estudantes não precisam da nota do Enem para concorrer as bolsas disponíveis.

Vale mencionar que, ao contratar o Quero Bolsa para garantir a sua bolsa, o estudante deverá cumprir com uma mensalidade integral do seu curso, um gasto que pode ser parcelado no seu cartão de crédito. Ao confirmar o pagamento dessa parcela, você passará a receber o desconto e chegar a pagar menos da metade pela sua graduação.

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *