Os desafios da rede pública de ensino brasileira em tempos atuais

Devido à pandemia provocada pelo vírus Covid-19 muitos setores do país foram extremamente prejudicados e enfrentaram grandes desafios. A educação foi um desses setores que enfrentaram grandes desafios e tiveram que se readequar a todas as normas sanitárias para continuarem entregando todo o conteúdo programado aos alunos.

A rede de ensino particular mesmo com os grandes desafios provocados pela pandemia e a necessidade de manter o distanciamento social conseguiram rapidamente se adequar a realidade oferecendo todo o suporte aos professores e alunos através do ensino remoto e fazendo uso de plataformas digitais que facilitam aos alunos o acesso ao conteúdo e aos professores uma forma de conseguirem ministrar as aulas, mesmo que de forma gravada, e passar todo o conteúdo programado.

A rede pública de ensino é quem enfrenta os maiores desafios. Algumas instituições já enfrentam diariamente situações precárias não conseguindo oferecer aos seus alunos uma boa qualidade de ensino presencialmente e a distancia isso só se intensificou. Com a falta da utilização de plataformas digitais e de ferramentas uteis ao ensino a distancia os professores são obrigados a acharem uma forma que possibilite o oferecimento das aulas e que os alunos consigam absorver o conteúdo.

Fora os desafios de falta de investimento na rede pública alunos e professores ainda são obrigados a enfrentarem desafios externos, onde a maioria dos alunos de rede pública fazem parte da população pobre do país e em alguns casos não possuem internet em casa e quando possuem ainda enfrentam instabilidade da rede atrapalhando a concentração nas aulas.

Fora a internet outro fator que dificulta o acompanhamento das aulas online é a falta de computadores ou aparelhos telefônicos para ter o acesso aos conteúdos passados pelos professores.

Infelizmente os desafios no ensino de rede pública é grande e muita gente trabalha diariamente para contorná-los. Com a pandemia todos os desafios se intensificaram e a previsão para que tudo volte ao normal é só em 2022 com a pré matrícula online 2022.

O governo vem promovendo campanhas para auxiliar os alunos mais necessitados disponibilizando chips com internet e aparelhos para que assistam as aulas. Sendo necessário se inscrever e esperar ser chamado para receber o auxílio, mas como são muitos alunos e a demanda é grande o governo não consegue atender a todos.

Enquanto as dificuldades continuam algumas pessoas também se esforçam para conseguirem ajudar as instituições de ensino e os alunos doando aparelhos telefônicos, tablets, computadores e pagando redes de internet para que consigam acompanhar as aulas e procurarem conteúdos que auxiliam complementando os estudos nesse tempo de adversidades.

3 thoughts on “Os desafios da rede pública de ensino brasileira em tempos atuais

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *