Qual a importância da educação para a mobilidade social?

É interessante que você compreenda qual a importância da educação para a mobilidade social! Porque a educação está ligada diretamente a esse fenômeno, mudando completamente as posições das pessoas na hierarquia.

A importância da educação na sociedade

A educação é um direito básico de todo o cidadão, a mesma tem como principal objetivo formar indivíduo capaz de desenvolver o seu potencial. Através da mesma, você se tornará alguém:

  • Proativo;
  • Inteligente;
  • Capaz;
  • Questionador;
  • Dentre outras características.

Através da educação o cidadão tem acesso as informações, assim cresce em conhecimento e entende qual o seu posicionamento diante das questões políticas, sociais e culturais que está inserido.

Uma das grandes vantagens para o aluno de Ensino Médio é fazer o ENEM, com essa nota disputar uma vaga no ProUni 2021. Através desse programa, você poderá ingressar na instituição particular no curso desejado com a bolsa de estudos.

Por meio do sistema educacional, muitos alunos sonham com um estilo de vida justo e promissor. Sem falar que a mesma colabora para a diminuição da violência, crime e drogas.

O que é mobilidade social?

Quando você ouvir falar em mobilidade social, significa que a mesma é a mudança na posição da estrutura hierárquica da sociedade.

Já ouviu falar em alguém que estava na classe pobre, de repente melhorou de vida e subiu para a classe média? Essa mudança hierárquica quer dizer exatamente o seguinte: “Aconteceu uma mobilidade social.”

Agora ficou mais fácil de entender, não é?! Esse fenômeno é muito comum, porque está ligado as seguintes condições:

  • Financeiras e profissional.

Você sabia que existem dois tipos de mobilidade social? Sim, ela poderá ser ascendente ou descendente! Veja qual a diferença:

  • Ascendente: Acontece quando as pessoas saem de uma classe social menor e vai para uma classe maior. É como estar subindo degraus;
  • Descendente: O próprio nome já diz muito sobre esse fenômeno, ele ocorre quando as pessoas estão em uma classe social elevada e por algum motivo interno ou externo descem para a classe abaixo. Fica mais fácil de entender imaginando alguém descendo os degraus, funciona exatamente dessa maneira.

A educação tem total influencia na mobilidade social, porque através dela as pessoas buscam uma qualidade de vida mais elevada. Atualmente o mercado de trabalho está ainda mais exigente, para ocupar os cargos é necessário que o colaborador tenha formação, seja ela técnica ou graduação.

Quanto mais educação e bagagem de conhecimento uma pessoa tiver, melhor será para a sua vida financeira e profissional.

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *